Artigos

A halitose pode estar relacionada a problemas mentais e de comportamento

Foto acima: Banco de imagens gratuito pexels

Dra. Cláudia C. Gobor

Neste Janeiro Branco é necessário se preocupar com a saúde mental, e um grande aliado dela é uma boa auto imagem, ela te dá confiança e animação para agir, vivendo ao máximo, sem limitações por vergonha ou medo. “Porém a halitose pode gerar ansiedade social e uma imagem ruim de si mesmo, conversar com os outros se torna um desafio e cada vez mais o paciente se afasta, e não busca tratamento por vergonha.” Diz a Dra Cláudia Gobor especialista em halitose.

A ansiedade, um estado emocional que afeta milhões em todo o mundo, muitas vezes desencadeia sintomas físicos, e o mau hálito pode ser um deles. O estresse e a ansiedade podem influenciar a produção de saliva, levando a condições propícias para o crescimento bacteriano na boca, o que contribui para o mau odor.

Além disso, a falta de confiança pode ser uma ramificação direta da halitose e da ansiedade associada. O constrangimento resultante do mau hálito pode afetar significativamente a autoconfiança de uma pessoa, levando a isolamento social, dificuldades interpessoais e até mesmo impactando negativamente o desempenho profissional.

A doutora ressalta a importância de abordar tanto as causas físicas quanto as emocionais do mau hálito. Tratamentos dentários, hábitos de higiene bucal adequados e, em alguns casos, assistência psicológica são recomendados para lidar não apenas com os sintomas, mas também com as causas subjacentes, como a ansiedade, estresse ou mudança de hábitos alimentares e de hidratação, restaurando assim a confiança e a qualidade de vida.

É essencial criar consciência sobre essa interconexão entre halitose, ansiedade e falta de confiança, destacando a necessidade de um enfoque holístico na abordagem dessas questões, não apenas para tratar os sintomas, mas para promover o bem-estar mental e físico das pessoas afetadas.

Serviço: Dra. Cláudia C. Gobor
Cirurgiã Dentista especialista pelo MEC no tratamento da Halitose
Ex-Presidente e atual Diretora Executiva da Associação Brasileira de Halitose
https://www.bomhalitocuritiba.com.br/
(41) 3022-3131 | (41) 99977-7087
Redes sociais: Instagram: @bomhalitocuritiba
Facebook: @bomhalitocuritiba