Aprenda manter o tênis limpo, evitar a proliferação de bactérias e o mau cheiro

Especialista comenta que a limpeza correta afeta na saúde dos pés e na vida útil do tênis

Assim como as roupas, os tênis precisam de uma rotina de higienização. Isso é importante, pois os tênis estão em contato direto com microorganismos que podem causar infecções e, até mesmo, viroses.

A proliferação de fungos favorecida pela umidade, decorrente do suor do pé, e a temperatura quente, devido ao tênis fechado, são os principais causadores do mau cheiro, comenta Ricardo Monteiro (foto acima), especialista em higienização da Quality Lavanderia. “Por isso, ao chegar em casa, é aconselhável deixar o tênis em um local arejado, para que ’respire’ , seque e, assim, evitar a proliferação de fungos”, explica.

Depois de algumas horas, pode-se realizar uma higienização simples antes de guardá-los. Primeiro da sola do tênis: com uma escova, tire o excesso de poeira. Depois, pode-se aplicar um pano úmido com álcool em gel. “Isso ajuda a não levar as bactérias da rua para dentro do armário”, detalha Monteiro.

Quando a higienização é dentro do tênis, o ideal é utilizar um pano úmido com uma solução de 50% de água e 50% de vinagre de vinho branco. Depois, para auxiliar na neutralização do cheiro, pode-se deixar um sachê com bicarbonato de sódio dentro do tênis ou aplicar diretamente. “O bicarbonato realizará a desodorização, operando para evitar o mau cheiro. Caso a pessoa opte por aplicar direto no tênis, precisa retirar bem o excesso antes de usá-lo, pois o contato direto do bicarbonato com a pele pode causar irritações”, detalha o especialista. Monteiro ainda detalha que se mesmo assim, o cheiro ruim persistir, pode-se utilizar o Lysoform Spray Original, passar nas palminhas e nas laterais da parte interna do tênis e deixe secar. 

Na parte externa do tênis, é indicado passar uma escova macia e um pano levemente úmido para a limpeza, mantendo, assim, a qualidade do material. Esses são passos simples, ideais para a manutenção dos tênis. Para uma higienização completa, a lavagem profissional é a mais aconselhável. “O especialista vai utilizar os produtos mais indicados para o tipo de material, operando na completa higienização e, também, na durabilidade do item”, ressalta Monteiro.

“Sempre recebemos clientes que desejam fazer a lavagem dos tênis. Esses são, de fato, os mais difíceis de higienizar em casa, pois requerem produtos e cuidados mais específicos devido ao material. Por isso a atenção deve ser redobrada”, comenta o especialista em higienização da Quality Lavanderia.

Tudo isso só faz sentido se os pés também forem bem cuidados. A higienização do pé é fundamental para evitar fungos e odor nos tênis. Por isso, limpe e seque muito bem os pés.